Datação confiável e precisa

Orientação científica para datar as suas obras

Datação

A questão da idade da pintura, a data em que ela foi criada, é uma questão importante na autenticação da arte.

É claro que, para ser pelo artista em particular que esperançosamente a pintou, ela deve datar de quando ele estava vivo e pintando.

Para o historiador de arte profissional, a idade da pintura é visível pelo tipo de materiais usados, pelo seu desgaste, pela sua descoloração, pelas rachaduras na pintura e até mesmo pelo padrão particular da rachadura.

Isto quer dizer que para o especialista em autenticação profissional, a idade da pintura torna-se aparente e evidente assim que ele ou ela põe os olhos na pintura e ainda mais assim que ela é virada para ver como é o seu verso.

Muitas vezes, estênceis, carimbos, marcas, etiquetas, caligrafia, adesivos, fornecem imediatamente informações adicionais de idade para o historiador experiente que a examina.

Tudo isso, além do que a pintura representa, bem como o estilo em que é pintada, que fornecem seus próprios indicadores de idade.

Em suma, quando a pintura é colocada diante de olhos experientes, há muita coisa que comunica a sua idade.

As coisas ficam complicadas se há razões para suspeitar que tudo poderia ter sido inventado, que cada sinal de idade é uma cortina de fumaça, que é tudo um engano fazer acreditar que a pintura é velha, quando na verdade não é.

Nesse caso, os pigmentos podem ser quimicamente analisados para determinar sua natureza e quando foram fabricados pela primeira vez. Os materiais orgânicos podem ser datados por carbono. A madeira pode ser datada com base em seus anéis de crescimento.

No final, a datação da pintura raramente impede a sua autenticação. É quase sempre possível chegar a um acordo com a questão de quando ela foi pintada?

Nós oferecemos todos os métodos e tecnologias de datação que existem.

Peça uma estimativa grátis

Não hesite, descreva-nos o seu trabalho. Nós daremos um orçamento num curto espaço de tempo