Carimbos
Nós pesquisamos, datamos e identificamos todos os carimbos e selos que são legíveis.
Carimbos, selos e marcas
Nú, Michelangelo
Nos dias em que os grandes colecionadores tinham milhares de pinturas, desenhos e gravuras, eles colocavam um selo, um selo ou uma marca em cada peça de sua coleção.
O mesmo era feito nas coleções reais.
Algumas vezes um número de inventário, ou número de coleção, era adicionado.
Estas marcas de coleção foram registradas. Há milhares delas. Pesquisadores como Frits Lugt passaram décadas copiando, identificando e listando esses selos de coleção.
Quando uma pintura, um desenho ou uma estampa traz uma dessas marcas, significa que em algum momento ela estava em uma coleção importante ou em uma casa real.
Muitas dessas coleções e acervos reais estão bem documentadas em arquivos antigos e documentos históricos, e freqüentemente fornecem informações sobre onde e quando as peças foram adquiridas, quem as executou se não foram assinadas, e algumas vezes informações adicionais, como título ou data de criação.
Estas marcas são provas de que uma obra de arte existiu no passado e podem por si só substituir a necessidade de pesquisa de proveniência.
Por estas razões, selos, selos e marcas são extremamente úteis por causa de todas as informações adicionais que podem ser derivadas delas.
Mesmo na ausência de antigos registros de inventário ou arquivos reais, ela agrega valor a uma obra de arte, se costumava estar em uma coleção de prestígio, uma coleção real, ou o lar de uma figura proeminente ou histórica.
Muitas destas marcas são pequenas, esfregadas, descoloridas e difíceis de ler e identificar com precisão. Os selos de cera são secos, descoloridos, fraturados e freqüentemente têm peças em falta. A maneira de lidar com elas é tirar fotos de perto e ampliá-las em super tamanho. O software de processamento de imagem pode então ser usado para melhorar o contraste, brilho, intensidade ou para desenhar contornos, em um esforço para decifrá-los.
Uma vez feito isso, é uma questão de localizar a marca ou selo em livros de referência e depois pesquisar o que se sabe sobre a coleção à qual ela pertencia.
Nem sempre é possível identificar o artista a partir de um selo, marca ou selo, mas pelo menos fornece um ponto de partida sólido com uma data e um local para a coleção, se for uma coleção registrada.
Peça uma estimativa grátis
Não hesite, descreva-nos o seu trabalho. Nós daremos um orçamento num curto espaço de tempo