Assinaturas e caligrafia
ASSINATURAS E MANUSCRITOS
Existe uma crença generalizada de que as assinaturas determinam se uma pintura ou desenho é autêntico ou não.
Toda semana as pessoas nos pedem para dizer a eles se uma assinatura é autêntica porque eles esperam que isso determine se a obra de arte é autêntica.
A realidade é um pouco diferente. A assinatura não era generalizada no passado. Há apenas um Michelangelo assinado. Leonardo não assinou qualquer uma de suas dores.
Até cerca de 1950, a maioria dos artistas assinava quando vendia uma obra ou a entregava à galeria com a qual trabalhava.
A consequência foi que todo artista tinha centenas ou milhares de obras em seu ateliê que não estavam assinadas.
Quando o artista morresse, todas essas obras não assinadas seriam abandonadas. Seu revendedor ou familiares as assinavam para ele, buscando vendê-las.
Por esta razão, um número muito grande de obras de arte autênticas não foi assinada pelos artistas que as criaram.
Embora continue sendo útil verificar e comparar assinaturas, principalmente para artistas ativos após 1950, não é tão crucial quanto muitas pessoas acreditam.
Quando há texto, além da assinatura, abre a porta para verificar se é a caligrafia dos artistas. Alguns textos encontram-se no verso e ocasionalmente uma dedicatória ou algo semelhante está escrito na frente.
A expectativa com o texto é que ele seja do artista. Se você gostaria de verificar a caligrafia ou saber se a assinatura é possivelmente do artista, oferecemos nossos serviços.
Fornecemos pareceres e exames forenses oficiais de assinaturas e caligrafias.
Peça uma estimativa grátis
Não hesite, descreva-nos o seu trabalho. Nós daremos um orçamento num curto espaço de tempo