Galeria dos artistas
Galeria de grandes artistas valorizados ao longo dos anos.

Tente digitar o Picasso
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

Artista encontrou

Joao Cutileiro

Adquira um Certificado de Autenticidade de inserir nome para a sua pintura ou um CdA para o seu desenho, quadro ou escultura de João Cutileiro.
Para ser possível vender, atribuir um seguro ou doar uma obra de João Cutileiro é necessário ter um Certificado de Autenticidade (CdA).
Adquirir um Certificado de Autenticidade de João Cutileiro é fácil. Basta enviar fotos e dimensões e dizer-nos o que sabe sobre a origem ou história da pintura, desenho, quadro ou escultura de João Cutileiro.
Se quiser vender a sua pintura, desenho, quadro ou escultura de João Cutileiro use os nossos serviços de venda. Nós disponibilizamos ajuda na venda, conselhos de venda, vendas de propriedade privada e total cobertura de seguros dos seus João Cutileiro.
Autenticamos e emitimos certificados de João Cutileiro desde 2002. Somos especialistas reconhecidos e avaliadores certificados de João Cutileiro. Emitimos CdAs e avaliações para todas as obras de João Cutileiro.
As nossas autenticações de pinturas, desenhos, quadros e esculturas de João Cutileiro são aceites e respeitadas globalmente.
Cada CdA é fundamentado por uma pesquisa profunda e respectivo relatório de análise de autenticação.
Os Certificados de Autenticação de João Cutileiro que emitimos são baseados em investigações de arte, pesquisa de autenticação, trabalho analítico e estudos forenses sólidos, confiáveis e totalmente referenciados.
Nós estamos disponíveis para examinar a sua pintura, desenho, quadro ou escultura de João Cutileiro em qualquer parte do mundo.
Regra geral, irá receber os seus Certificados de Autenticação e relatório de autenticação no prazo de duas semanas. Alguns casos de pesquisa sobre pinturas, desenhos, quadros ou esculturas de João Cutileiro mais complicados tendem a demorar mais.
Fazem parte dos nossos clientes colecionadores de João Cutileiro, investidores, autoridades fiscais, seguradoras, avaliadores, avaliadores, leiloeiros, galerias de arte, agências do governo e muitas companhias de advogados.
Nasceu a 26 de Junho de 1937, na cidade de Lisboa, João Pires Cutileiro, numa família burguesa, de raízes alentejanas. A sua mãe, de nome Amália Pires, dona de casa, era de Pavia, no Alto Alentejo, e foi viver para Évora, onde se casou com José Cutileiro, um médico da Organização Mundial da Saúde aí sediado. Dos três filhos do casal, João Cutileiro era o do meio, sendo irmão de José Cutileiro. Em Lisboa, a família Cutileiro vivia na Av. Elias Garcia, numa casa afamada por ser frequentada pela chamada “intelligentsia”, um grupo de personalidades da época. António Pedro, um deles, levou-o para desenhar no seu atelier, em 1946. É neste local, durante dois anos, que contacta com artistas, escultores e críticos, interessados no Surrealismo.
Seguiu-se, nos anos de 1949 a 1951, a frequência do estúdio do pintor e ceramista Jorge Barradas, onde aprendeu a modelar, pintar e executar vidrado de cerâmica, mudando-se depois para o atelier de António Duarte, onde trabalhou dois anos como assistente de canteiro. Lá se deu o seu contacto com a pedra, pois tinha como trabalho ampliar os modelos do mestre canteiro, passá-los a gesso e, a esses últimos, transformá-los no mármore. Em 1951, com 14 anos, apresentou a sua primeira exposição individual em Reguengos de Monsaraz, numa loja de máquinas de costura, mostrando esculturas, pinturas, aquarelas e cerâmicas.
Foi nessa época, ainda durante a adolescência, que, numa viagem com o pai, passou por Florença e viu as esculturas de Miguel Ângelo, momento decisivo que recordou por diversas vezes, pela revelação que teve e pelo grande impacto na sua vida, ao aumentar a certeza de que queria fixar-se na escultura.
Completou o liceu no Colégio Valsassina e foi nesse período que apresentou a sua ideologia política, quando ingressou na organização juvenil do Movimento de Unidade Democrática. Anos mais tarde, em 1960, assumiu de novo uma posição política ao ingressar no Partido Comunista Português.
Em Lisboa, inscreve-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, sendo aluno de Leopoldo de Almeida. Não passou mais do que dois anos na ESBAL, entre 1953 e 1954, por perceber que em Portugal o único material considerado prestável era o bronze e as pesquisas, o experimentalismo e a criatividade eram travados. Saiu do país por influência de Paula Rego, que lhe deu a conhecer, em Londres, a Slade School of Art. Nessa escola, que frequentou entre 1955 e 1959 com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolveu a sua capacidade com o seu mestre escultor Reg Butler e no final recebeu três prémios: composição, figura e cabeça.
Conquistou uma menção honrosa no Prémio Soquil no ano de 1971 e, cinco anos mais tarde, as suas esculturas e mosaicos foram expostos em Wuppertal, na Alemanha. No ano de 1988, realizou exposições em Almancil, Macau e Lisboa e, no ano seguinte, fez novas exposições em Almancil e na capital de Portugal.
Faleceu no dia 5 de janeiro de 2021, num hospital de Lisboa.
Acha que possui um trabalho de João Cutileiro? Contacte-nos para receber ajuda extremamente informativa, de uma forma amigável e cortês. Somos especialistas em João Cutileiro.
Durante nossas atividades, analisamos e avaliamos centenas de artistas ao redor do mundo.

Encontre o artista que lhe interessa

Peça uma estimativa grátis

Não hesite, descreva-nos o seu trabalho. Nós daremos um orçamento num curto espaço de tempo